viajar de avião

8 dicas para superar medo de viajar de avião

Para quem é ansioso, viajar de avião pode ser um desafio.

Já peguei turbulência forte, aviões antigos, mudanças de zona de pressão, tudo o que contribui para uma experiência negativa de voar.

Entretanto, felizmente, hoje em dia, viajo supertranquilo. Um ítem a menos da lista de gatilhos de ansiedade.

Por isso, queria compartilhar minha experiência com o viajar de avião.

 

Para começar, identifique os gatilhos de ansiedade ao viajar de avião.

A ansiedade ao viajar de avião não ocorre somente ao decolar. Pode acontecer bem antes ou bem depois, dependendo da situação.

Bem antes, a gente fica ansioso pela iminência do voo, de entrar no avião, de ir para outro destino. Essa ansiedade pode rolar nos dias que antecedem a viagem ou às vésperas de embarcar.

Durante, é quando o avião levanta voo, rola uma turbulência aqui e ali, e qualquer expressão de outros tripulantes (e principalmente das aeromoças) podem levar nossa imaginação longe e criar um cenário de terror.

E após o voo, também rola ansiedade para a viagem de volta, por estar em outro lugar distante da nossa casa, entre outras coisas.

E tudo é questão de lidar com esses gatilhos. Por isso, queria compartilhar dicas de curto e longo prazo para lidar com o medo de viajar de avião.

 

Lidando com gatilhos de longo prazo

Os gatilhos de longo prazo estão relacionados ao ato de viajar de avião, mas não necessariamente ao voo em si. Seguem algumas dicas:

  1. Aprender sobre aviação: aviões são, inegavelmente, o meio de transporte mais seguro do mundo. É mais fácil a gente sofrer algum dano andando de carro, bicicleta ou trem do que em um avião. Para isso, busque estatísticas, números, comparativo entre os meios de transporte e veja o quão seguro é.
  2. Entreter-se sobre aviação: além de entender sobre a segurança de voar em números, eu também busquei simuladores de voo e outros games ligados à aviação para entender mais sobre esse meio de transporte. Recomendo o Flight Simulator da Microsoft que é bem simples e você aprende sobre os básicos da aviação.
  3. Expor-se às experiências de voar: nada mais recompensador do que se expor a diversos voos para combater o medo de viajar de avião. Você já viu algum executivo, mais sênior, com medo de turbulência? Esses caras estão super acostumados.

 

Lidando com os gatilhos de curto prazo

  1. Tenha sempre um medicamento de garantia na bagagem de mão: para contingência, tenha um remedinho para ansiedade durante toda a viagem. Mesmo que você não use, é bom para criar uma sensação de segurança.
  2. Escute alguma música agitada no decolar: a decolagem, para o ansioso, sempre vem acompanhada de tensão. Por isso, aproveite essa tensão para entrar numa vibração de adrenalina. Eu gosto de escutar uma música agitada, como se estivesse em alguma atração de parque, isso é contra-intuitivo, mas relaxa.
  3. Não repare em quem está com medo, repare nas pessoas mais experientes: sempre tem algum engraçadinho que faz piadas durante o voo para afastar o nervosismo e sempre há aquelas pessoas que gritam e se assustam durante uma turbulência. Não foque nessas pessoas. Foque nas pessoas mais experientes, aqueles senhores e senhoras que continuam tranquilos. É neles que você deve se referenciar se a viagem realmente requer preocupação (e quase nunca requer).
  4. Evite sair do seu assento o tempo todo: tente ir ao banheiro antes de embarcar, tente ficar perto do corredor para ficar menos ansioso de ter que pedir para outras pessoas levantarem para você levantar e fique atento aos avisos de apertar os cintos. Mais do que isso, não foque nos eventuais problemas, e sim, procure se entreter com um bom livro, revista, filmes de bordo, etc.
  5. Confie nos profissionais: existem dezenas de pessoas superqualificadas e experientes garantindo que o seu voo estará tranquilo. São pessoas com anos de treinamento, em ar ou com o suporte em terra, para ajudar a desviar de nuvens carregadas, de rotas mais seguras, etc. Confie nessa turma que vai dar tudo certo 🙂

 

Acho que é isso, pessoal, desejo que você faça uma ótima viagem 🙂